Início > Planos de Aula, Planos de Aula (Ensino Médio) > Inglês – Present perfect

Inglês – Present perfect

Rozeli Alves*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivo geral

Usar corretamente as formas verbais do present perfect.

Objetivos específicos

Empregar as formas verbais do present perfect em discursos do cotidiano, ampliar vocabulário.

Conteúdo

Formas verbais do present perfect (formas afirmativa, interrogativa e negativa), expressões just, already, yet, since, for, how long, leitura com compreensão de diálogo em inglês, ampliação de vocabulário. Desdobramentos: produção de biografia em inglês.

Procedimentos

Formal introductions
Margareth: Mr. Wilson, I’d like you to meet Dr. Edward Smith.
Mr. Wilson: How do you do, Dr. Smith.
Dr. Smith: How do you do.
Margareth: Dr. Smith is an economist. He has lived in New York for a long time. He’s just finished writing a book on international trade.
Mr. Wilson: Oh! That’s my field, too. I work for the United Nations.
Dr. Smith: In the Development Program, by any chance?
Mr. Wilson: How did you guess?
Dr. Smith: I’ve already read your articles on technical assistance. They are excellent.
Mr. Wilson: How long have you lived in New York?

1) É importante conhecer o emprego do present perfect, observando a diferença de intenção entre expressar uma ação que já está terminada no presente momento e algo que se encerrou num passado determinado (simple past).
a) Margareth lived in New York in 2006. (simple past)
b) She has worked there for 10 months. Now she works in Brazil. (present perfect)

2) Projete o diálogo no quadro ou tenha-o num cartaz para apresentá-lo à classe. Faça uma leitura com a com os alunos.

3) Ilumine ou destaque com cores diferentes as formas verbais que aparecem no texto. Pode ser necessário explicar algumas expressões:

  • I’d = I would (a polite request)
  • He’s just finished.
  • I’ve already read.

    4) É importante que observem e fixem a fórmula: have + past participle.

    5) Faça algumas perguntas para verificar o entendimento:

  • Who has lived in New York?
  • Who has written a book on international trade?
  • How long has Dr. Smith lived in NY?
  • What has he done in NY?
  • Who has written articles on technical assistance?

    6) Em seguida converse com os alunos sobre o uso de just, already, yet, since, for, how long. Aproveite os exemplos que estão no diálogo, mas crie outros como:

  • Have you had fun at the party?
  • She hasn’t visited her father yet.
  • Her daughter has lived in London since 1998.
  • They have already played that song many times.

    7) Peça para que os alunos, em trios, preparem uma leitura expressiva do diálogo, substituindo os nomes dos personagens, se necessário. Circule entre os grupos, durante os ensaios, verificando a correção da pronúncia e da entonação.

    8) Organize uma apresentação dos grupos.

    9) Outra tarefa: peça aos grupos que elaborem uma biografia do Dr. Smith com as informações que estão no diálogo e outras de sua imaginação.

    10) Organize uma apresentação dos grupos, após sua correção. Se for possível o uso de computadores, os trabalhos poderão ser finalizados no programa Power-point, podendo ter trilha sonora.

  • *Rozeli Alves é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O POST!

    1. Nenhum comentário ainda.
    1. No trackbacks yet.

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: