Inglês – Joke

Rozeli Alves*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivo geral

Ampliar repertório cultural.

Objetivos específicos

Ler e compreender texto narrativo em inglês, ampliar vocabulário, produzir uma notícia em inglês.

Conteúdo

Estudo de narrativa, leitura e compreensão de joke, produção de notícia.

Procedimentos

1) Exiba o texto-base, que você encontra ao fim deste plano, com o auxílio do projetor ou num cartaz, por exemplo.

2) Faça uma leitura expressiva e peça aos alunos para que identifiquem de que tipo de texto se trata.

3) Em seguida, peça-lhes que localizem, destaquem os personagens citados no texto e falem algo sobre eles.

4) Peça que observem o texto como um todo e verifiquem se há autoria, origem, fonte de referência.

5) A partir do título, é importante que formulem hipóteses sobre o conteúdo.

6) Auxilie-os a comprovar as hipóteses sobre o texto com oral wh-questions (what/who/when/where/why?).

7) Se possível, distribua cópias do texto para que os alunos, em trios, leiam-no atenta e silenciosamente e localizem as palavras que necessitam pesquisar no dicionário.

8) Após os alunos registrarem suas pesquisas no caderno, peça-lhes que socializem com a turma.

9) Peça aos trios que redijam em português uma breve notícia sobre o acontecido relatado na piada, como se fosse para um telejornal.

10) Sorteie um ou dois grupos para que façam uma apresentação (tipo telejornal) lendo o que produziram, com toda a seriedade dos telejornais, como se a notícia fosse verdadeira.

11) Agora que já puderam demonstrar ter entendido e interpretado o texto, é um bom momento para retomar o Simple Present com os verbos que lá aparecem, notando em que circunstâncias e em que momentos são empregados.

12) Um exercício interessante é pedir aos alunos para formularem wh-questions e registrarem no caderno. Os trios trocam as wh-questions e respondem em voz alta para a turma toda.

13) Um possível desdobramento é pedir aos grupos para desenharem um story-board, preparando uma encenação televisiva para o texto.

Texto-base

Einstein dies and goes to heaven
Einstein dies and goes to heaven. At the Pearly Gates, Saint Peter tells him,
“You look like Einstein, but you have No idea what some people do to go into Heaven. Can you prove who you really are?”
Einstein ponders for a few seconds and asks, “Could I have a blackboard and some chalk?”
Saint Peter snaps his fingers and a blackboard and chalk instantly appear. Einstein proceeds to describe with perplexing mathematics and symbols his theory of relativity.
Saint Peter is suitably impressed. “You really are Einstein!” he says. “Welcome to heaven!”
The next to arrive is Picasso. Once again, Saint Peter asks for credentials. Picasso asks, “Mind if I use that blackboard and chalk?”
Saint Peter says, “Go ahead.” Picasso erases Einstein’s equations and sketches a stunning mural with just a few strokes of chalk.
Saint Peter claps. “Surely you are the great artist you claim to be!” he says. “Come on in!”
Then Saint Peter looks up and sees George W. Bush. Saint Peter scratches his head and says, “Einstein and Picasso both managed to prove their identity. How can you prove yours?”
George W. looks bewildered and says, “Who are Einstein and Picasso?”
Saint Peter sighs and says, “Come on in, George.”
*Rozeli Alves é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O POST!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: